Será que eu preciso de terapia?

A psicoterapia se refere a um tratamento para entendimento de sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos. Para iniciarmos a conversa, é possível dizer que a psicoterapia se torna imprescindível em casos de diagnóstico prévio de algum transtorno mental, quando se identifica a presença de sintomas incapacitantes para se realizar as tarefas do dia a dia, trabalhar e conviver socialmente.

Fonte: Kateryna Hliznitsova / Unsplash

Ela é indicada também quando há identificação de um quadro de sofrimento psíquico pelo próprio sujeito ou por algum familiar. Por exemplo, ao ter dificuldade no relacionamento com as pessoas, ao ter vivido uma situação traumática, ao viver um quadro de preocupação excessiva (também chamado de ansiedade), na incapacidade de identificar a causa do sofrimento, ao passar por uma situação difícil, entre outros fatores.
E, para além dessas recomendações, a psicoterapia é a ferramenta mais eficaz na busca pelo autoconhecimento. Sendo assim, a psicoterapia não tem contraindicações, ela é uma estratégia de cuidado em saúde e de qualidade de vida, afinal, não há como desassociar nossa mente do nosso corpo e, quem somos nós se não aquilo que pensamos, sentimos, lembramos e manifestamos?

Texto da Psicóloga Morgana Vanelli