Era uma manhã de segunda-feira. Precisava chegar rápido ao meu destino. Me arrumei e me direcionei para a estrada que já estava acostumada a passar. Conheço essa estrada como a palma da minha mão. Não é uma boa estrada mas sei de suas curvas, buracos, paisagens e até mesmo onde posso parar.
Quando estava saindo de casa, um vizinho me avisou sobre uma estrada nova. A estrada tinha o mesmo destino da outra, mas era totalmente nova para mim. Não sabia de suas peculiaridades, do seu asfalto, curvas e do movimento. Porém, ele me garantiu que era uma ótima estrada e que eu não iria me arrepender.
Ao entrar no carro estava quase atrasada. Tinha duas opções e pouco tempo para tomar a decisão. Deveria escolher entre a estrada antiga, com buracos, mas que era conhecida. Ou uma estrada totalmente nova.
Com pressa, acabei escolhendo a estrada velha. E agora você deve estar se perguntando o porquê.
Quando estamos no nosso dia a dia não temos muito tempo para pensar ou refletir sobre as nossas decisões. Agimos no impulso e sempre escolhemos os mesmos caminhos. Portanto, a estrada antiga simboliza toda a sua vida até aqui. Ela representa as crenças e pensamentos que você tem sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Representa sua personalidade, as suas decisões e até mesmo os erros que você sempre comete.
Ao contrário disso, quando iniciamos um processo de psicoterapia é como escolher andar em uma estrada totalmente nova. Até sabemos onde ela pode nos levar, mas temos medo e não conhecemos o caminho. Precisamos aprender tudo de novo.
Não é uma decisão fácil, mas é a chance de conhecer algo totalmente novo. É a chance de descobrir uma nova estrada dentro de si mesmo. É a chance de mudar e se reinventar.
E você, está disposto a isso?
Texto da Psicóloga Camila Brites